Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

ANTENA FLUMINENSE DE NOTÍCIAS

Notícias e atualidades

A MÁFIA ITALIANA ESTÁ SUFOCANDO À IMPRENSA, QUE PEDE SOCORRO.

por Cimberley Cáspio, em 11.08.15

Por Cimberley Cáspio

 

Resultado de imagem para Foto: Cosa Nostra

Imagem: kickassfacts.com

 

Diante do difícil direito de exercer a livre informação, a Comissão Antimáfia italiana, está cobrando do governo, a rápida regulação do "jornalista freelancer(blogueiro)" para dar seguimento ao trabalho jornalístico de cobertura contra à máfia na Itália.


Oficialmente 11 jornalistas foram assassinados pela máfia, outros só saem escoltados, e alguns colunistas, além de receberem misérias, não tem contratos com editoras, e como apoio, somente "solidariedade de fachada".


A mídia oficial está amordaçada, os políticos italianos estão vendidos, e os tentáculos das organizações mafiosas,se estendem até no judiciário. Qualquer informação contra à máfia, a primeira ameaça ao jornalista vem do judiciário, e se insistir no trabalho, o profissional de imprensa pode ser preso, processado, e no extremo, assassinado. 


Na Itália,nenhum jornalista se arrisca mais contra à máfia, pois à impunidade contra tais organizações criminosas, é padrão no país, a imprensa é o único poder que ainda respira independência por meio de freelancer(blogueiros),  e com muita dificuldade, se mantém de pé, mas sem apoio governamental, sem apoio editorial, e ganhando miséria, será enterrar os ossos.


E aqui no Brasil, a coisa não é muito diferente, pois jornalistas,cinegrafistas, blogueiros e radialistas, já foram assassinados por fazerem o trabalho de imprensa, e não há diferença de lugar no quesito menos,ou mais perigoso para o profissional de informação. Do Oiapoque ao Chuí, o perigo é real. Sendo assim, é imprescindível a valorização, apoio editorial, apoio total das associações de classe e regulação, para freelancers, blogueiros, e  às pequenas emissoras independentes de rádio no interior do país o mais rápido possível. Caso contrário, à imprensa brasileira que ainda respira informação, pode ser também sufocada, e entrar na mesma espiral italiana.  

 

Fonte: O GLOBO

 

           http://oglobo.globo.com/mundo/em-8-anos-mafia-fez-mais-de-duas-mil-ameacas-jornalistas-na-italia-17147209