Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

ANTENA FLUMINENSE DE NOTÍCIAS

Notícias e atualidades

ALEMANHA : QUEM TE VIU E QUEM TE VÊ !

por Cimberley Cáspio, em 14.04.14
Por Cimberley Cáspio

 Green Germany returning to brown coal, villages in limbo

Imagem cortesia de Krusnohorsk.  -  Mining.com

 

 

A prática da sustentabilidade,vem provando ao mundo,que se quisermos,podemos viver melhor e respirar melhor,sem agredir a natureza e o meio ambiente.E a Alemanha,um dos países líderes nessa prática,vinha dando valorosos exemplos até agora,eu disse,até agora,pois quando a corda começa a apertar no pescoço,aí o buraco é mais embaixo. E diante da crise na Ucrânia,onde uma possível ameaça de interrupção do gás bombeado da Rússia,é real,centenas de pequenas cidades,no lado da antiga Alemanha Oriental,estão sendo destruídas para dar lugar à novas minas de carvão. Lugares que antes havia florestas de pinheiros,campos agrícolas...em fim,estão sendo varridos e sua população removida para dar lugar as operações de prospecção do carvão,as quais,já se encontram em andamento.

 

O fato é que, por trás dos panos,as minas de carvão já vinham operando há mais de uma década,onde afinal, a energia alemã,hoje em grande parte abastecida pelo gás russo,também é quase que totalmente dependente do carvão.Mas com o advento da sustentabilidade,a ideia seria ver pra crer,onde a Alemanha realmente viu o processo e creu.Só que o tempo é o inimigo e se tornar totalmente independente do carvão,vai demorar...E bota demora nisso. E em tempos de paz,dá até pra esperar,mas agora com a o acirramento da crise na Ucrânia, ficar sem gás,é uma forte possibilidade,e dia e hora em que o fornecimento pode ser interrompido,ninguém sabe,mas que é possível,é possível sim.

 

Sendo assim,o exemplo do  país sustentável,virou fumaça,pois a realidade dos fatos,obriga mudança de regra,e o meio ambiente,seria agora a última coisa a pensar.

 

 

Fonte : BBC

            Mining.com