Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

ANTENA FLUMINENSE DE NOTÍCIAS

Notícias e atualidades

CASA DA MOEDA PRODUZ MOEDAS DE REAL EM OURO, NA CONTRAMÃO DO ARROCHO FISCAL.

por Cimberley Cáspio, em 14.07.15

Por Cimberley Cáspio

 

 



MOEDA DE OURO - SALTO COM VARA 


1.180,00
  1. Estoque :  DISPONÍVEL
  2. Valor de Face :  10.00
  3. Diâmetro (mm)  :  16
  4. Peso (gr)  :  4.4
  5. Composição Básica  :  ouro 900/1000
  6. Anverso  :  atleta realizando um salto com vara.Completam a composição a legenda "Citius,Altius, Fortius" e a era (2015).
  7. Reverso  :  Imagem do Cristo Redentor, ladeada pelo valor de face (10 reais) e pela marcados Jogos Rio 2016. Na base da estátua, a legenda "Brasil".
  8. Borda  :  serrilhada
  9. Método de Cunhagem  :  "proof"
  10. Concepção e Projeto  :  Banco Central do Brasil e Casa da Moeda do Brasil
  11. Fabricação  :  Casa da Moeda do Brasil 


 

 

É legal a Casa da Moeda produzir moedas de ouro de 10 reais,em valor circulante,e as mesmas serem vendidas por 1.180 reais pelo Banco do Brasil? É compreensível quando é moeda estrangeira,ou que saiu de circulação,ou que esteja sendo negociada informalmente,mas em vigor? Por um agente oficial? Se o valor de face são 10 reais,por que à instituição bancária oficial,só pode vender por 1.180 reais? Se o valor é tudo isso,então que o valor de face,seja o valor que está sendo vendido,pois se colocou 10 reais no valor de face,ela tem que ser vendida oficialmente por 10 reais, independentemente se foi cunhada a ouro."Ahh...mas isso não é para circular,é somente simbólico,para ser negociado por colecionadores de moeda". E as de 1 real com gravuras da Olimpíada que à instituição bancária oficial,está vendendo por 13 reais? A resposta seria a mesma? Satisfação dos egos da numismática? Conta outra. Tem muita gente no governo ganhando com essas moedas.

 

A Casa da Moeda produz moedas de ouro,de prata e aço, em valor circulante,que estão sendo vendidas oficialmente por valores muito maior que o valor de face figurado. O que isso representa? Uma discrepância em relação ao que o país está passando. Se o momento é de arrocho fiscal,por que estão utilizando o nosso ouro para nada? Apenas satisfazer o ego de famílias abastadas do país? Por questão simbólica? Se a moeda não vale o valor de face,então a moeda é falsa,mesmo em ouro,o que tem valor,mesmo que não seja moeda. Mas se cunhou o ouro em moeda circulante, o buraco é mais embaixo,o Banco Central,e o Banco do Brasil,tem que repassar pelo valor de face, de outro modo,é claramente ilegal, e antipatriótico. "Ahh...mas você quer comprar moeda de ouro a 10 reais?" Se sendo brasileiro não posso ter o dinheiro do meu país pelo valor de face,com a desculpa de que foi cunhada em ouro,então que não se fabrique à moeda, e que não tenha agentes oficiais para venda. Fabrique outra coisa,e que não seja em ouro, e nem em prata,pois a presidente está pedindo arrocho fiscal. E diante disso,parece que a Casa da Moeda e o Banco Central,estão na contramão das ordens presidenciais. Na contramão da crise que o país está atravessando, com milhares de desempregados,milhares de brasileiros afligidos pela falta de tudo,e a Casa da Moeda,Banco Central,e Banco do Brasil, vivendo festa dourada?

 

Sendo assim,é importante que a lei da transparência nos dê acesso a isso também, que na flagrante exposição do metal por conta da Casa da Moeda, reforça então a  nossa exigência de satisfação da parte do governo,que nos informe publicamente o total do valor físico do metal em reservas,onde está guardado, e o total das receitas de exportação não só do ouro,como também do nióbio. Silêncio não adianta mais,pois a Casa da Moeda já expôs o metal,que com certeza,é abundante. Isso tem que ser investigado,e de forma profunda. 

 

ATENÇÃO ABIN ! ATENÇÃO POLÍCIA FEDERAL !