Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

ANTENA FLUMINENSE DE NOTÍCIAS

Notícias e atualidades

COM A GRÉCIA FALIDA, COMEÇAM ÀS PRIVATIZAÇÕES.

por Cimberley Cáspio, em 25.08.15

 Por PANGEA TODAY

 

 

                                                Imagem: brasilsoberanoelivre.blogspot.com

 


Agora já falida, a Grécia recebeu a primeira parcela do novo empréstimo de resgate e já fez um pagamento ao Banco Central Europeu. Em contrapartida, alguns bens estatais muito importantes tiveram de ser vendidos.


Esta é a primeira privatização implementada pela coalizão governista Syriza-Anel - o primeiro governo de esquerda, principalmente na história política grega.


Quatorze aeroportos regionais serão agora administrados pela empresa de transportes alemã Fraport. Um deles está localizado em Thessaloniki, um centro de comércio internacional e da cultura.


Os termos foram estabelecidos meses atrás, quando a Fraport ganhou à concessão, mas a finalização da venda era parte do memorando para o terceiro empréstimo de resgate à Grécia, que só recentemente foi aprovado pelo parlamento grego.


Fraport vai pagar uma taxa de concessão de 1,2 bilhões de euros (US $ 1,3 bilhões), mais 22,9 milhões de euros (US $ 25,6 milhões) por ano. Os alemães também vão investir 330 milhões de euros (US $ 335 milhões) nos primeiros quatro anos. Todo o investimento ascenderá  um total de 1,4 bilhões de euros (US $ 1,56 bilhão) nas próximas quatro décadas.


Fraport é uma grande empresa de transportes, gestora  do aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, o aeroporto mais movimentado em termos de tráfego de passageiros no país e o terceiro mais movimentado da Europa, bem como vários outros ao redor do mundo.


Por outro lado,não esquecer também que a justiça no país encareceu. A partir de agora, para apresentar um queixa judicial, custará ao autor 100 euros, e dar entrada numa ação civil, 50 euros. 

 

 Fonte: Tribuna de