Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

ANTENA FLUMINENSE DE NOTÍCIAS

Notícias e atualidades

COMEÇA A RODAR NO MUNDO, O PRIMEIRO ÔNIBUS SEM MOTORISTA.

por Cimberley Cáspio, em 30.07.15

Por NoCommentsGr - reproduzido e editado p/Cimberley Cáspio

 

Driver-less buses debut in Greek city

 

Trikala,cidade grega, foi contemplada para a instalação do primeiro projeto no mundo, de pôr em circulação pela cidade,um ônibus sem motorista. O ônibus começou  a circular em 01 de julho.



O ônibus fez o seu registro geográfico durante três horas, observado por engenheiros e técnicos da empresa robótica e-trikala S.A, isto é, "andou" no mapa do GPS, obedecendo rigidamente os sistemas de informação.O veículo se movimentou perfeitamente dentro dos limites legais estabelecidos, e no itinerário determinado.



Os Trikalinos receberam com alegria este primeiro lançamento do projeto, que colocou à cidade no mapa global  dos veículos autômatos, já conhecidos na Austrália, através dos caminhões sem motorista, que operam em empresas de mineração, e agora também na Alemanha e E.U.A , onde caminhões autômatos de carga rodoviária, fabricados pela Mercedes-Benz, já estão em testes nas estradas. No caso dos caminhões rodoviários, mesmo sem precisar da intervenção do motorista, é indispensável à presença do profissional na cabine, pois ao entrar em centros urbanos, a automação do caminhão e desligada, e o motorista assume o volante.



Já em Trikala, o ônibus sem motorista, está sendo importante para a cidade  em termos de tecnologia, deixando os cidadãos perplexos com tudo o que estão vivendo e presenciando.


O CityMobil2 é um  projeto de mobilidade urbana cibernética, e visa rotas designadas para veículos sem motorista.Tem um orçamento total de 9,5 milhões de euros. Os veículos devem ser fornecidos pelas duas empresas fabricantes e parceiras no projeto (empresas Robosoft http://www.robosoft.com/ e Admissão http://induct-technology.com/en/ ) por seis meses, alternadamente em diferentes cidades até Junho de 2016. 


Trikala competiu com outras 11 cidades em toda a Europa e conseguiu se classificar para as finais entre cinco cidades (Oristano - Itália, Vantaa - Finlândia, Sophia Antipolis -França e San Sebastian - Espanha).


Em geral, estima-se que 85.000 viagens são feitas diariamente na cidade.


Os parceiros do projeto gregos são o Desenvolvimento SA Governo Local do Município de Trikala "E-Trikala SA" ( www.e-trikala.gr ) e do Instituto de Comunicação e Informática "CIEC" ( www.iccs.gr )



Fonte: http://www.pangeatoday.com/driver-less-buses-debut-in-greek-city/?orderBy=popular


            http://www.nocomments.gr/news/topika-nea/82275/trikala-proto-leoforeio-horis-odigo