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ANTENA FLUMINENSE DE NOTÍCIAS

Notícias e atualidades

DETRO / RIO DE JANEIRO : AUTARQUIA DO INFERNO.

por Cimberley Cáspio, em 29.04.14

Por Cimberley Cáspio

 

imagem : twitter.com


DETRO - RJ, Órgão autárquico, vinculado a Secretaria de Transporte do Estado do Rio de Janeiro,na verdade,tem fachada de órgão público,mas não é um órgão público,pois trabalha em prol dos interesses da própria autarquia e nunca para o povo do Estado do Rio de Janeiro.


A partir do momento em que se permitiu a roleta nos ônibus,e a passagem ser cobrada pelo próprio motorista,flagrantemente foi se desmascarando toda a fachada de interesses obscuros do DETRO.


Andar de ônibus é uma confusão.No município de São Gonçalo por exemplo,quando há cobrador no ônibus,ora a cobrança é feita no mesmo lado do motorista,ora a cobrança é feita no lado contrário ao motorista,ora a cobrança é feita no meio do carro,ora a cobrança é feita na traseira do carro...Quando há cobrador.


No mesmo município fluminense,a Viação Asa Branca,que só opera com micro-ônibus,de uma só porta,talvez ganhe o record  da roleta mais alta que se pode ver dentro de um transporte público.Além da altura da roleta,há uma divisória para entrada e saída dos passageiros pela mesma porta.E o mais incrível,a porta do micro-ônibus já é estreita por demais, e com a divisória de passagem,ficou uma coisa meio que discriminatória,pois só passageiros de estatura magra,consegue acessar e sair com facilidade,porque se o passageiro não for magro,o constrangimento pela dificuldade para entrar e sair do micro-ônibus,é enorme.Sem falar na dificuldade, se o passageiro estiver levando sacolas de compra,ou estiver acompanhado de crianças,principalmente,criança de colo,o que torna viajar nessa empresa,um verdadeiro ritual macabro.


E na confusão do inferno,também a Viação Estrela é outra que não facilita. Ora a obrigação de entrada e saída dos passageiros é direcionada só pela porta da frente,ora a obrigação de entrada é pela porta da frente e saída pela porta lateral; onde nesses carros especificamente, se o passageiro se confundir e se dirigir pra sair pela porta da frente,e girar a roleta ao contrário,paga outra passagem,quer dizer,paga também pra sair.Pode isso?Pois a roleta registra a passagem,tanto para um lado,quanto pro outro.


Em alguns pontos de parada,de fluxo maior de passageiros,o ônibus fica um grande tempo parado pegando passageiros,até que o motorista,faça a cobrança do último passageiro; com isso,fica travando outras linhas que desejam parar no  mesmo ponto,ou até sair do ponto; causando congestionamento,onde não precisava haver congestionamento, se houvesse no interior do carro o cobrador,e de preferência,no salão,fora da maldita roleta.


Na linha,Cachoeiras de Macacu-Itaboraí, da Viação Rio Ita,em alguns ônibus,a instalação do cobrador está ali,com roleta e tudo,porém não há cobrador,onde o próprio motorista faz a cobrança da passagem.Sendo o lugar do cobrador,usado muitas vezes por passageiros. 


Nessa mesma linha, intermediária de um trecho muito usado por viajantes com destino a região serrana de Friburgo,não há um ônibus sequer com bagageiros externos,o que faz complicar o acesso do viajante ao interior do carro,levando suas bagagens de viagem,quando o ônibus é de uma só porta; criando assim,dificuldades na entrada,ao ter que pagar a passagem ao motorista e em sequência, passar com as bagagens por cima da roleta.Quando o ônibus é de duas portas,alguns motoristas,abrem a porta do meio,ou na traseira do carro,para o acesso das bagagens, que logo após,o passageiro se dirige ao motorista e paga à sua passagem.Mas mesmo o ônibus tendo  duas portas,nem todos os motoristas,abrem a porta lateral, obrigando dessa maneira,o passageiro entrar pela porta da frente,e enfrentar todo o processo do inferno de ter que,primeiramente, pagar a passagem ao motorista,e depois passar com as bagagens por cima da roleta,criando uma demora maior de espera,na fila de passageiros que vão acessar o mesmo transporte.


Há tempos atrás,a linha da 1001,que fazia o percurso  Friburgo-Cachoeiras de Macacu, não havia roleta, e a passagem era paga ao cobrador no salão do carro,além do conforto de poder colocar bagagens no bagageiro externo,caso não pudesse colocar no bagageiro interno.O que o DETRO fez? Obrigou a empresa a trocar a frota,por ônibus com roleta,duas portas e sem bagageiro,tornando hoje,a viagem de ônibus de Cachoeiras de Macacú para Friburgo,bem mais complicada para quem leva bagagem. O DETRO é um órgão público?Claro que não.


Não sou louco de fazer aqui uma lista de problemas no transporte público causado pelo DETRO na maioria dos municípios fluminenses, há décadas,pois se fosse fazer,essa coluna não iria caber; porém, posso afirmar que o DETRO,tornou o transporte público difícil de ser usado pela população,o que faz com que a busca pelo automóvel aumente a cada ano,travando mais e mais,o trânsito na maioria das cidades e nas estradas,principalmente nos feriados prolongados; se fazendo então necessário e urgente,a extinção dessa autarquia,em prol da liberdade, do conforto,e da locomoção nos transportes públicos.