EM MINAS GERAIS, A TRAGÉDIA ESTAVA ANUNCIADA.
Por Cimberley Cáspio
Imagem:semeandovida.org
Segundo o Jornal O GLOBO, são 24 fiscais para fiscalizar 201 Barragens. E nem à Fundação Estadual do Meio Ambiente e nem o DNPM sequer sabem se às Barragens foram fiscalizadas nos últimos anos,ou se às licenças estão em dia.
O que está acontecendo é que a fiscalização está sendo terceirizada a auditores independentes contratados pelas empresas de fiscalização,e que segundo os auditores,"todas às represas tem estabilidade garantida",o que não é verdade,pois se estivessem com estabilidade garantida, a tragédia não aconteceria,ou, os danos poderiam ser bem menores.
A revelação é de que tanto à Fundação Estadual do Meio Ambiente,quanto a DNPM, estão sucateados. E quando há fiscalização, é somente burocrática somado a checagem de documentos. Além disso,houve corte tanto em verbas,quanto na meta de fiscalização.
A FEAM,reclama que só há 8 técnicos capacitados em gestão de Barragens para fiscalizar um total de 402 Barragens, além de 9.536 concessões de lavra e outros empreendimentos do setor,o que é impossível. E pra piorar mais do que já piorou, a meta do governo esse ano,caiu para fiscalizar somente 97 Barragens,do total em atividade no país.
A tragédia estava anunciada.Só que ninguém fez nada.Esperaram pra ver,e agora estão vendo às consequências do crime de omissão.
Fonte:http://oglobo.globo.com/brasil/cidades-historicas-temem-nova-tragedia-18055615