Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

ANTENA FLUMINENSE DE NOTÍCIAS

Notícias e atualidades

IMIGRANTES: DEPOIS DE RECEBEREM SOLIDARIEDADE E HOSPITALIDADE, COSPEM NO PRATO QUE COMEM.

por Cimberley Cáspio, em 12.09.15

Por Pangea Today & Vanguardia - editado p/ Cimberley Cáspio

 

Foto:EFE

 

Em 2014 o governo do Uruguai ofereceu asilo a 42 famílias sírias , na esperança de proporcionar-lhes uma vida melhor. Os refugiados estão dizendo agora que a vida no Uruguai é muito cara, que lhes foi prometido algo diferente, e  não sendo como foi prometido, eles querem deixar o país.

 

As famílias sírias se reuniram do lado de fora do palácio presidencial para pedir que o governo permita o seu regresso ao Líbano.

 

"Aqui, não há futuro para nós. O plano de apoio do governo é apenas para dois anos e um já passou. Eu trabalho em um hospital, meu salário é muito baixo, 11.000 pesos (cerca de US $ 380). Eu tenho uma esposa e três filhos pequenos. Como é que eu vou viver quando a ajuda do governo chegar ao fim? " disse, Ibrahim Al Mohammed.

 

"Eu não quero dinheiro, eu não quero nada mais do que voltar para o Líbano ou a Síria. Nós vamos ficar aqui até que eles nos levem para o aeroporto ", disse outro refugiado, Maher Aldees.

 

O governo uruguaio respondeu dizendo que os refugiados estão passando por uma situação humanitária extrema e dolorosa, "e que é normal que, nesse contexto, há muita preocupação, desconforto, e angústia."

 

O Ministro das Relações Exteriores do Uruguai Rodolfo Nin Novoa também lamentou as críticas ao plano nacional para os refugiados, pouco antes de anunciar que o segundo grupo de refugiados sírios chegará em novembro ou dezembro.

 

As 47 famílias foram para Montevidéu depois de passarem 20 dias detidas no aeroporto de Istambul, onde seus papéis não foram aceitos. "Eu não quero ir para a Sérvia." Disse um dos refugiados.Ele queria a Turquia ou o Líbano. "Eu gastei $ 11.000 em passagens para ir e de novo, agora estou aqui". Visivelmente irritado, ele disse. "Nós dissemos que o Uruguai era outra coisa, eles mentiram para nós", acrescentou.

 

A família foi baseada no balneário de Piriápolis, a 100 quilômetros a leste de Montevidéu, em abril, e tinha sido denunciada por uma autoridade local por não enviar suas filhas à escola, uma situação que mais tarde foi resolvida pelas autoridades educativas.

 

Javier Miranda, Secretário de Direitos Humanos responsável pelo plano de ajuda aos sírios, disse à AP sobre o desconforto gerado com às famílias. "Eu entendo. Viver no Uruguai hoje é muito difícil e isso,claro, lhes dá uma tremenda insegurança. Mas o documento de viagem que os trouxeram ao Uruguai é um documento válido. O que não podemos fazer, e que está além de nosso alcance, é forçar  países terceiros a aceitá-los. "

 

Também Ashebli Ibrahim, um membro de outra família síria que protestava em frente ao palácio presidencial, estava chateado com o programa uruguaio. "Foi-nos dito muitas coisas que não foram cumpridas. Foi-nos dito que era um país muito barato,mas não é barato, e sim, caro, o dinheiro não é suficiente. Não há trabalho".

 

Ashebli chegou em Montevidéu a partir de Juan Lacaze, uma pequena cidade a cerca de 120 quilômetros a oeste da capital, onde eles foram instalados. "Dois dos meus irmãos fizeram comida para vender, mas lhes disse para não fazer mais, porque eles estavam doentes. Outra irmã faz depilação, mas tem apenas um cliente por semana", disse ele.

 

O funcionário do governo disse que "acreditamos que o plano e a recepção que estão tendo, seja decente. O Estado os apoiará por dois anos,depois iremos analisar e ver o que poderemos fazer. Que o Uruguai é um país caro, sim é verdade. É caro. E a ofertas de emprego para eles são as mesmas de acesso a maioria dos uruguaios. Está difícil para eles,tanto quanto também está difícil para a maioria do povo uruguaio."

 

Com malas, bolsas e uma mochila com as cores e o escudo do clube de futebol local Penarol, as famílias sírias ficaram instaladas na praça em forma de protesto. Vários já haviam implantados cobertores e colchas para instalar. As crianças brincavam e comiam cookies.

 

Aisha Mohammed, 18 anos, e que foi para o Uruguai com a mãe e quatro irmãos, disse que iria até sua casa para pegar um travesseiro, porque todos passariam a noite lá. A menina, que usava maquiagem e vestia uma cobertura para a cabeça, era a única que dizia que quer ficar no Uruguai. "Aqui eu tenho um namorado, amigos, não quero voltar para o Líbano", disse ela.

 

O grupo de 42 famílias de refugiados, chegaram no Uruguai, em outubro de 2014, num plano de ajuda promovida pelo presidente José Mujica (2010-2015).

 

O sucessor de Mujica, o presidente Tabaré Vazquez disse que " fará uma análise profunda" dos efeitos que teve sobre a chegada da sociedade síria, e vai decidir se deseja prosseguir com o projeto.

 

 

Nota do editor: Essa situação tem sido comum a vários imigrantes estabelecidos em diferentes países que os hospedam. Houve um caso de Palestinos na Venezuela que também reclamaram do país caribenho, e decidiram voltar a Palestina, retornando em definitivo ao Oriente Médio.

 

Eles querem uma boa situação de vida em terras estrangeiras,mas não é assim que a banda toca. Em alguns países,até para os nativos,a situação também não é boa. Mas se conseguiram escapar do pior, por que depois querer voltar ao vômito e ainda exigir do país hospedeiro que patrocine em 100% a viagem de volta? Aqui no Brasil,nas décadas de 40 e 50, muitos italianos,alemães e japoneses,se estabeleceram no sul,comeram o pão que o diabo amassou, e mesmo com saudades da terra natal,não arredaram pé do quinhão brasileiro e deram a volta por cima.

 

Agora só resta aos haitianos,africanos e outros imigrantes instalados aqui no país, mais tarde se queixarem de que não estão sendo bem tratados e exigir do governo brasileiro que os levem de volta as suas terras malditas.

 

 Se vai pra casa dos outros,recebem solidariedade e hospitalide,e depois cospem no prato que comem, então que fiquem em suas terras imundas e comam da lama que os devoram.