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ANTENA FLUMINENSE DE NOTÍCIAS

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JACARTA ESTÁ AFUNDANDO NO MAR E PEDE SOCORRO A HOLANDA.

por Cimberley Cáspio, em 12.11.14

Por Yudith Ho e Rieka Rahadiana - reproduzido e editado p/Cimberley Cáspio


Foto : g1.globo.com

 

Se você se preocupa com o aumento do nível do mar, se preocupe mesmo,pois Jacarta está literalmente afundando.Sempre que há uma maré ou forte chuva, o rio Ciliwung e sua rede de canais transbordam, inundando milhares de casas na capital da Indonésia. Em janeiro, um dilúvio barrento tomou conta da varanda levantada de Darmawan, executivo de marketing,contaminando seu tanque de água doce e cortando a eletricidade por três dias.

 

Jacarta, um antigo porto de comércio holandês, é uma das megacidades do mundo em maior risco de elevação do nível do mar. Isso porque partes da metrópole de quase 30 milhões de pessoas estão afundando em até seis centímetros por ano, e de forma acelerada.

 

A solução do governo: um projeto de recuperação de terras-40 milhões de dólares revelado no mês passado. Ele inclui uma parede de 32 quilômetros (20 milhas) do mar, uma cadeia de ilhas artificiais, uma lagoa do tamanho de Manhattan - e uma ilha barreira gigante, na forma do símbolo nacional, o pássaro mítico Garuda .

 

A primeira estaca para a fase inicial do programa - uma barreira para reforçar as defesas marítimas existentes ao longo de 32 km - foi afundada na cerimônia de abertura em 09 de outubro.

 

"Toda a cidade está afundando como Atlantis", disse Christophe Girot, investigador principal do estudo Jacarta- no futuro Laboratório Cidades- grupo de pesquisa em Cingapura. "Você vê a população mais pobre que vive junto ao rio, e eles sabem que vão ficar inundados e podem ser mortos em uma das três ou quatro vezes por ano,da investida da maré."

 

Os governos centrais e municipais vão dividir o custo de 3,2 trilhões de rúpias ($ 263,000,000) para os primeiros oito quilômetros do muro. Desenvolvedores  colocarão os restantes 24 km até 2030 em troca do direito de construir em terrenos valorizados.

 

Encharcada por chuvas tropicais durante a estação chuvosa de outubro a março , Jacarta já não  estranha a inundação de seus rios, que deságuam na planície costeira das montanhas de Bogor, ao sul. A nova urgência surgiu em 2007, quando, pela primeira vez, o mar fluiu sobre os aterros e barragens no norte do país.

 

A área ganhou destaque quando o holandês East India Company desenvolveu a cidade de Batavia, no início do século 17. Como a porta expandida, um engenheiro militar Flamengo, Simon Stevin , projetou uma cidade murada modelado em uma cidade tradicional holandesa, incluindo canais para drenar o delta Ciliwung no mar. Hoje, a metrópole é o lar de quase 30 milhões de pessoas, tornando-se a segunda mais populosa área urbana do mundo, depois de Tóquio-Yokohama, de acordo com a política urbana- empresa de pesquisa de Demographia em Belleville, Illinois - Registros de uma povoação no delta do Ciliwung no século 4

 

Agora os holandeses estão de volta para ajudar, com o novo plano diretor elaborado pela engenharia e consultoria das empresas Witteveen + Bos e Grontmij .

 

Paul Rowland, um consultor político baseado em Jacarta,relatou que "Isso só vai piorar."As obras vão demorar,a necessidade de defesa é pra ontem. Em outubro de 2013, o mar subiu para apenas 10 centímetros abaixo do topo das defesas, ameaçando 4 milhões de pessoas, de acordo com relatórios em Deventer Witteveen + Bos . O Nível do mar pode aumentar em até 82 centímetros neste século, de acordo com o Painel Intergovernamental das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.

 

Enquanto isso, o norte de Jacarta está afundando por entre 7,5 e 17 centímetros por ano por causa de décadas de bombeamento de água subterrânea para abastecer casas e empresas.

 

As cidades costeiras têm construido barreiras contra as ondas desde Herodes, o Grande,o qual afundou barcaças cheias de concreto para proteger o porto de Cesaréia Marítima em Israel  antes do nascimento de Jesus Cristo. Com a ascensão do nível do mar acelerando, as defesas contra o oceano se tornaram mais populares a partir de Londres, Thames Barrier , inaugurado em 1982, para 5,5 bilhões de euros (6,9 bilhões dólares) e o projeto MOSE em Veneza, com conclusão prevista para 2016.

 

"O nível do mar continua subindo enquanto Jacarta está afundando, assim, sem uma parede a inundação vai piorar", disse Wibisono, o cabeça da PT Agung Podomoro Terra , a sétima maior incorporadora de imóveis da Indonésia  "O desenvolvimento está acontecendo em toda Jacarta, no leste, oeste e sul, mas no norte é limitado pela falta de terras."

 

 

 

Para entrar em contato com os repórteres nesta história: Yudith Ho em Jacartayho35@bloomberg.net ; Rieka Rahadiana em Jacarta rrahadiana@bloomberg.net

 

Para entrar em contato com os editores responsáveis ​​por essa história: James Hertling emjhertling@bloomberg.net Adam Majendie