Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

ANTENA FLUMINENSE DE NOTÍCIAS

Notícias e atualidades

MINEIROS DE URÂNIO ESTÃO MORRENDO DE CÂNCER,E OUTRAS DOENÇAS INEXPLICÁVEIS NA NAMÍBIA.

por Cimberley Cáspio, em 27.04.14

 

Cecilia Jamasmie - reproduzido e editado p/ Cimberley Cáspio

imagem : boletimmeioambiente.blogspot.com



Mineiros de urânio que trabalhavam em minas de urânio desde a década de 1970, estão morrendo de câncer e outras doenças inexplicáveis ​​; revelou um estudo baseado em questionários de trabalhadores atuais e antigos da Rio Tinto (ASX , LON: RIO) .


O relatório, produzido pela Earthlife Namíbia e  Recursos do Trabalho e Instituto de Pesquisa , afirma que as vítimas eram usadas para escavar minério de urânio para  produção de bombas,para  militares britânicos e dos EUA .


De acordo com o The Guardian , todos os trabalhadores entrevistados no estudo, que deverá ser publicado esta semana, afirmou que eles foram expostos a altos níveis de poeira , apesar de um aumento dos níveis de segurança desde a década de 1970.


" Dois trabalhadores atuais estão em licença médica desde 2000 e 2003. Um, trabalhou como técnico de laboratório por 24 anos e afirma ter prova de que ele foi irradiado ", diz o resumo do relatório citado pelo The Guardian .


Ex- trabalhadores falaram de seus diagnósticos de câncer, outras doenças e a falta de tratamento recebido.


" Sim, eu tenho câncer  agora. No começo eles [ Rio Tinto ] não queriam dar dinheiro para o tratamento, porém mais tarde, quando eles me encaminharam para um médico,onde passei por cirurgia,  me deram dinheiro para o tratamento ", disse o trabalhador .


" Os médicos foram orientados a não nos informar os resultados dos nossos exames , ou nos revelar à nossa doença.E os medicamentos,só nos eram fornecidos,quando estávamos acabados e prontos pra morrer." disse outro. 


Localizado 70 km ao nordeste de Swakopmund , na Namíbia , a mina de Rössing é o quinto maior produtor de urânio do mundo , respondendo por cerca de 7 % da produção de óxido de urânio no planeta.


Fonte : Mining.com

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.