Mapa mostrando a perda de cobertura florestal entre 2000-2012 | Captura de tela da Global Forest Watch
Estima-se que 50 campos de futebol de florestas são perdidos à cada minuto, de acordo com o World Resources Institute (WRI). Mas para onde? Um novo site lançado esta semana poderia responder a essa pergunta.
Uma parceria entre a WRI e cerca de 40 outras organizações criou Forest Watch Global (GFW): Um sistema de monitoramento online gratuito que pode detectar mudanças nas coberturas de árvores e florestas em tempo real.
Usando satélites, Google Maps, Google Earth e uma variedade de outros recursos, GFW "garante informações oportunas e confiáveis sobre as florestas para qualquer pessoa com acesso a uma conexão de internet", escreveu Nigel Sizer em um post de blog para WRI.
As implicações são significativas. Sizer observa que conhecemos atualmente "muito pouco" sobre os níveis de desmatamentos e que esses dados podem ajudar às empresas, os cidadãos e os governos,para que tomem uma ação rápida a qualquer situação que assim se faça necessário.
Os dados sobre o desmatamento podem ser particularmente úteis em lugares onde a mineração ilegal é galopante.
Os efeitos da mineração ilegal de ouro na floresta amazônica do Peru têm sido amplamente documentados. O jornalista Guido Lombardi disse que os danos fez parecer como se alguém tivesse "colocado um pedaço de deserto no meio da Amazônia.
O mapa da GFW mostra um desequilíbrio significativo entre perdas e ganhos florestais no Peru e no Brasil, onde a mineração ilegal é extremamente prevalente.
E no geral, os dados mostram que, entre 2000 e 2012, a terra perdeu muito mais árvores do que ganhou.