Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

ANTENA FLUMINENSE DE NOTÍCIAS

Notícias e atualidades

ONU ALERTA: PRESSÃO MIGRATÓRIA ESTÁ A BEIRA DE GERAR EXPLOSÃO SOCIAL NA EUROPA.

por Cimberley Cáspio, em 09.08.15

 

 

 

Resultado de imagem para Foto: ONUBRRefugiados sírios chegam na ilha de Lesbos depois de viajar em um bote inflável da Turquia, perto de Skala Sykaminias, Grécia. Foto: ACNUR/A. McConnellRefugiados sírios chegam na ilha de Lesbos depois de viajar em um bote inflável da Turquia, perto de Skala Sykaminias, Grécia. Foto: ACNUR/A. McConnell

As Nações Unidas pediram nesta sexta-feira (07) uma ação urgente e arrojada para lidar com a piora na crise humanitária na Grécia. Apenas em 2015, o país recebeu 124 mil refugiados e migrantes por mar – um aumento impressionante de mais de 750% em comparação com o mesmo período em 2014.

“Esta situação de emergência humanitária está acontecendo na Europa e exige uma resposta grega e europeia urgente”, disse o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) em um comunicado à imprensa.

As chegadas ocorrem principalmente nas ilhas de Lesbos, Chios, Kos, Samos, e Leros, de acordo com a agência. Apenas em julho, 50 mil recém-chegados foram identificados – 20 mil a mais do que no mês anterior.

A grande maioria das pessoas que viajam à Grécia é de países que sofrem conflitos ou violações dos direitos humanos, principalmente a Síria, o Afeganistão e o Iraque, de acordo com o ACNUR. Muitos precisam de assistência médica, água, comida, abrigo e informação urgentemente, acrescentou a agência. A infraestrutura de recepção, serviços e processos de registro estão muito longe das necessidades reais.