Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

ANTENA FLUMINENSE DE NOTÍCIAS

Notícias e atualidades

PROCESSO DE AUTORIZAÇÃO PARA RÁDIOS COMUNITÁRIAS,VAI CAIR PARA 6 MESES, E DOCUMENTOS EXIGIDOS CAIRÃO PARA 7.

por Cimberley Cáspio, em 19.07.15

Por Portal Brasil

Resultado de imagem para Foto:rádio comunitárias

Imagem:comunicacidadao.wordpress.com

 

O Ministério das Comunicações lançou na última terça-feira (14) um novo Plano Nacional de Outorgas para emissoras comunitárias e educativas. Ao todo, 699 municípios vão ser contemplados com novas rádios comunitárias e outras 235 localidades serão beneficiadas com rádios e TVs educativas. Atualmente, as rádios comunitárias estão presentes em 3.781 municípios.

O objetivo do plano é ampliar o serviço para 4.277 cidades, o que representa 77% dos municípios brasileiros. Quanto às rádios e TVs educativas, 235 cidades serão beneficiadas - 205 novas outorgas para rádios FM e 30 para TVs com fins exclusivamente educativos.

Aqui,poderá conferir a lista das cidades contempladas - http://www.comunicacoes.gov.br/sala-de-imprensa/todas-as-noticias/radio-e-tv/36201-confira-a-lista-das-cidades-contempladas-no-pno

 

Menos documentos 

 

A intenção é desburocratizar o processo de concessões e aumentar o número de emissoras para garantir que a população tenha maior acesso à comunicação pública. O processo de autorização para uma nova rádio comunitária poderá cair de dois anos, em média, para seis meses. Pelas novas regras, o número de documentos que as entidades deverão apresentar diminuirá de 33 para sete. No caso das emissoras educativas, a relação de documentos cairá de 18 para 8.

"Para que se garanta a pluralidade, é preciso haver a máxima dispersão das emissoras. Isso dá a possibilidade de a sociedade se manifestar, falar e ser ouvida", afirmou o secretário de comunicação eletrônica do ministério, Emiliano José.

A escolha dos municípios foi feita com base na demanda reprimida, ou seja, nos pedidos de novas emissoras.

 

Fonte: Ministério das Comunicações com informações da Agência Brasil