Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

ANTENA FLUMINENSE DE NOTÍCIAS

Notícias e atualidades

VENEZUELA FAZ EMPRÉSTIMO PRA PAGAR FORNECEDOR DE PAPEL HIGIÊNICO.

por Cimberley Cáspio, em 03.05.15

Por Cecilia Jamasmie - reproduzido de MINING.com - editado p/ Cimberley Cáspio

Imagem:difundelaverdad.org.ve

 

"Mendigos não podem escolher", diz o ditado, e parece ser a melhor maneira de explicar a recente decisão da Venezuela de recorrer ao Citigroup para um empréstimo em dinheiro. E como a economia do país foi seriamente afetada pelo declínio acentuado nas receitas do petróleo,e a Venezuela mantém no banco americano,quantidade significativa de ouro,por que não hipotecá-lo?

 

Na semana passada, o jornal local El Nacional informou (em espanhol) que o governo socialista do presidente Nicolas Maduro tinha assinado um acordo complexo com o Citibank  - para trocar $ 1 bilhão em dinheiro por cerca de 1,4 milhões de onças de reservas de ouro do país.

 

Embora os detalhes do acordo não sejam claros, El Nacional disse que a Venezuela teria que pagar juros sobre os fundos.

 

Por outro lado, o acordo deve prever a nação amarrada,ao mesmo tempo,em que o governo da Venezuela,necessita urgentemente de moeda estrangeira para pagar alguns itens básicos de que carece atualmente, tais como medicinaalimentos e até mesmo papel higiênico , só para mencionar alguns. Até sabão em barra,está sendo vendido em 5 parcelas iguais.


Em termos de ouro, o país detém quase 368 toneladas, o que o torna à 16ª reserva de ouro do mundo, de acordo com os 
últimos dados fornecidos pelo Conselho Mundial do Ouro .

 

A Venezuela tem as maiores reservas de petróleo estimadas do mundo,  e o estado recebeu 95% das suas receitas de exportação de petróleo antes que os preços caíssem, mas agora está lutando para cobrir as suas próprias necessidades , incluindo as transferências de petróleo a preço reduzido para Cuba e em outros lugares.

 

A recente queda nos preços do petróleo não só afetou a Venezuela, mas também enviou tremores através da ordem política e econômica mundial. Como resultado, alguns países exportadores de petróleo - particularmente aqueles hostis ao Ocidente, incluindo a Rússia e Irã, se à beiram do país caribenho,diante da grave e grande crise financeira que atravessa.

 

Agora se 1 bilhão de dólares é para honrar dívidas com os fornecedores de itens básicos,vai saber...